Atividades Extracurriculares

Selecione uma atividade para mais informações

Atividades

O Ballet compreende 7 movimentos básicos: saltar, estirar, dobrar, elevar, girar, deslizar, lançar-se ou pular. Para além disto, melhora da coordenação motora, aumenta a concentração, desenvolve as noções de espaço e de localização, aumenta a flexibilidade, dá às crianças mais resistência corporal, corrige e melhora a postura, estimula o desenvolvimento intelectual, ajuda a expressão e memória, aumenta a autoestima, ajuda a fazer amigos e melhora o equilíbrio e reflexos.


O Ballet está a cargo da Professora Magda Silva. Para a prática desta atividade é necessário o pagamento de uma mensalidade e de uma pequena jóia de inscrição. O material necessário é posteriormente indicado pela professora.


Esta atividade extracurricular está disponível para crianças a partir dos 2 anos de idade. As aulas decorrem na Instituição.

“Incrementa a coordenação motora, o sentido do espaço/ tempo, o ritmo, os reflexos, a elasticidade, o relaxamento, o descobrir o corpo e os movimentos em vários tempos. Explora a dinâmica do movimento a partir das unidades temáticas da expressão gestual: corpo, espaço, tempo, dinâmicas e relações.”


Objetivos Pedagógicos

- Desenvolver os comportamentos motores específicos básicos;

- Desenvolver a consciência da evolução do movimento no tempo e o sentido rítmico;

- Desenvolver a linguagem intencional e a atividade criadora a partir do corpo e do movimento;

- Estimular a imaginação criativa a partir de temas, ideias, sentimentos e emoções;

- Explorar o movimento enquanto linguagem intencional que permite a expressão e a comunicação com o outro e com o grupo;

- Estimular o desenvolvimento estético.


A Dança Criativa está a cargo dos professores da empresa Q. I. Eduk@.

Esta atividade extracurricular está disponível para crianças a partir dos 2 anos de idade. As aulas decorrem na Instituição.

“Pretende-se que as crianças não só aprendam os conceitos que estão a ser abordados, mas essencialmente os que vivenciam. As aulas de Expressão Musical têm um caráter dinâmico onde os conteúdos são trabalhados de forma lúdica." Os alunos irão realizar atividades musicais em grupo e serão explorados e utilizados os instrumentos Orff *.


Objetivos Pedagógicos

- Domínio Cognitivo: desenvolver competências como a capacidade de perceção e diferenciação auditivo-sensorial, concentração e memória;

Domínio da Expressão: desenvolver o aparelho fonador, melhorar a dicção, apurar a oralidade e a capacidade de comunicar, desenvolver comportamento criativo, formar o espírito crítico e o sentido estético, desenvolver a fantasia sonora, a imaginação, a criatividade e a prática de variados tipos de produção sonora, incluindo instrumental;

- Domínio Motor: desenvolver a motricidade fina e a lateralidade;

- Domínio Social e Afetivo: desenvolver comportamentos cooperativos, aprender a ser tolerante e paciente, definir e respeitar regras, exigir respeito pelos interesses, tarefas e capacidade dos outros, proporcionar momentos divertidos, mágicos e muitas vezes inesquecíveis.”


*Nota: Instrumentos Orff são instrumentos utilizados em sala de aula para crianças e o nome deriva do nome do compositor alemão Carl Orff.


A Expressão Musical está a cargo dos professores da empresa Q. I. Eduk@.

Esta atividade extracurricular está disponível para crianças a partir de 1 ano de idade. As aulas decorrem na Instituição.

A prática de desporto nas crianças tem vindo a aumentar, facto que contribui para o crescimento das crianças quer social, cognitiva, afetiva ou fisicamente. As crianças que praticam ginástica adquirem um melhor conhecimento sobre os movimentos que seu corpo pode executar.


A base para o desenvolvimento motor de uma criança é permitir e ensinar movimentos variados para que ela obtenha inúmeras experiências na sua vivência corporal. Não é lógico trabalhar noutro tipo de atividades sem que a criança domine e controle o seu próprio corpo. Nesse sentido, a ginástica prepara as crianças para atividades futuras, permitindo-lhes um maior rendimento. Para além disso, desenvolve a força, a flexibilidade e o controlo corporal. Não podemos esquecer que o domínio do corpo é de extrema importância pois o aluno saberá controlar melhor o seu corpo nas mais variadas atividades, a sua postura na sala de aula é melhor, a integração social, a disciplina, a responsabilidade, a iniciativa e a organização são mais destacadas que nos outros alunos, além de trabalhar a resistência muscular localizada e a coordenação, o equilíbrio, o ritmo e a consciência corporal.


A Ginástica está a cargo do Professor Sérgio Silva. Para a prática desta atividade as crianças devem obrigatoriamente trazer fato de treino e sapatilhas.

Esta atividade extracurricular está disponível para crianças a partir dos 2 anos de idade. As aulas decorrem na Instituição.

O Karaté é um desporto de defesa e não de ataque e fortalece o desenvolvimento e a concentração nas crianças.


Benefícios Morais:

Disciplina, Respeito, Autoconfiança, Companheirismo, Coragem.


Benefícios Físicos:

Manutenção da Saúde e Fortalecimento Físico – o Karaté ajuda na correção da postura corporal e agilidade física. Na verdade, estes são os primeiros benefícios que os pais percebem nas suas crianças;

Coordenação Motora – este desporto faz com que se exercite de forma natural e progressiva toda a estrutura física, necessária e fundamental, já que trabalha os membros superiores e inferiores, lados direito e esquerdo simultaneamente e, consequentemente, ativa o lado direito e esquerdo do cérebro;

Relaxamento - todo o sistema muscular é trabalhado em sincronia. Existe o trabalho de contração e descontração muscular adaptado ao ritmo de trabalho em cada aula, o que proporciona uma sensação de relaxamento e bem-estar no fim da atividade.


O Karaté está a cargo da Professora Fátima Teixeira. Para a prática desta atividade é necessário pagar a inscrição e um seguro de desporto na Federação Portuguesa de Karaté. As crianças devem, obrigatoriamente, trazer uma mochila com o Kimono e chinelos.

Esta atividade extracurricular está disponível para crianças a partir dos 3 anos de idade. As aulas decorrem na Instituição.

A natação é um desporto que pode fazer parte da vida da criança desde muito cedo e é a melhor forma de adaptação da criança ao meio líquido, contribuindo para o seu desenvolvimento integral, quer a nível cognitivo, como emocional e social. Para além disso, melhora o aspeto físico e a postura, ambos essenciais para o desenvolvimento motor. “Crianças iniciadas num programa de adaptação ao meio líquido em idade pré-escolar têm um rendimento mais satisfatório no seu processo de alfabetização.”


Na natação, a criança pode experimentar movimentos novos (rolar, movimentar pernas e braços) sem risco de traumas de uma queda. Este desporto tem também um lado social na medida em que a criança aprende que cada um tem a sua vez e a sua oportunidade, respeitando dessa forma os colegas. A natação é um desporto completo pois também melhora a resistência do organismo e ajuda na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e problemas ortopédicos.


As aulas de Natação decorrem no Complexo Municipal de Águas Santas. A Instituição é responsável pelo transporte das crianças entre o AC e as piscinas. O material necessário é dado a conhecer aquando da inscrição.

Esta atividade extracurricular está disponível para crianças a partir dos 4 anos de idade.

As aulas de teatro na infância:

- Proporcionam momentos de grande alegria e prazer;

- Aumentam a autoestima e melhoram a timidez;

- Estimulam o relacionamento com os outros;

- Ajudam a criança a conhecer-se melhor;

- Desenvolvem a consciência corporal e a coordenação motora;

- Contribuem para as habilidades de memória e raciocínio;

- Estimulam a sensibilidade artística e melhoram o repertório cultural;

- Desenvolvem a criatividade e a imaginação.


O Teatro está a cargo do Professor Blandino Soares.

Esta atividade extracurricular está disponível para crianças a partir dos 3 anos de idade. As aulas decorrem na Instituição.

As aulas de Zumba ajudam a desenvolver um estilo de vida saudável e a incorporar o fitness como uma parte natural da vida das crianças, transformando o condicionamento físico em diversão.


As aulas incorporam elementos importantes do desenvolvimento da infância, como a liderança, o respeito, o trabalho em equipa, a confiança, a autoestima, a memória, a criatividade, a coordenação e a consciência cultural. Estas aulas promovem, por consequência, a melhoria da coordenação e da aptidão aeróbia. “São movimentos que divertem e conquistam as crianças.”


O Zumba está a cargo do Professor João Pedro Ribeiro.

Esta atividade extracurricular está disponível para crianças a partir dos 3 anos de idade. As aulas decorrem na Instituição.

Desde 1975, O Amanhã da Criança tem conseguido cativar um conjunto de crianças e jovens para a prática do Futsal, apostando essencialmente nos escalões de formação, assentes numa cultura educacional e psicofísica. Muitos foram os Torneios em que a Instituição participou e, muitas vezes, venceu, entre os quais: Torneios de Futebol de Salão, organizados pelo Académico Futebol Clube; Torneios de Santa Maria de Águas Santas; Torneio do Bom Pastor; Torneio de Futebol do Pedrouços Atlético Clube; Torneio Filipa de Vilhena; Torneio das Vindimas; Torneios de Futebol de salão da Vila de Rio Tinto; Torneios de Futebol da Cidade da Maia; Torneio de Futebol do Centro Desportivo da Nortecoope; Torneio de Futebol do Futebol Clube do Porto; Torneio Início da Associação de Futebol do Porto; Torneios da Cidade de Vigo, organizados pela Federação da Galiza; Torneios início organizados pela Associação de Futebol do Porto; Provas extras, organizadas pela Associação de Futebol do Porto; Campeonatos Distritais da Associação de Futebol do Porto; Campeonatos Nacionais da 2ª Divisão da Federação Portuguesa de Futsal, entre outros. Os Juniores “A” foram Campeões Distritais 2013/2014.


Os praticantes de desporto desenvolvem diversas características, tais como: a cooperação; o convívio social; a integração; o respeito pelos outros e pelas regras; a competitividade saudável; o espírito de equipa; a disciplina e a persistência; aprendem ainda a lidar com a vitória e também com a derrota. Quando se inicia uma prática desportiva, enquanto criança, o Futsal, neste caso, é mais do que competir, que ganhar e perder, é ter motivação, é viver momentos e fazer amigos, além do desenvolvimento físico e do bem-estar emocional. O desporto ajuda as crianças: a superar a timidez ou a vergonha, a acalmarem os seus impulsos de ansiedade, a serem menos egoístas ou individualistas, a melhorar a coordenação motora, a corrigir possíveis defeitos físicos, a potenciar bons hábitos, a ter domínio sobre o seu corpo, a estimular a saúde e a higiene e a ter responsabilidade e compromissos.


Contactos: Vítor Magalhães | 966 824 899 | futsal@acrianca.pt

No seu percurso de mais de três décadas, a Secção de Xadrez d’ O Amanhã da Criança tentou sempre dinamizar e fomentar este jogo, com especial incidência na Comunidade local. Nesse sentido, e porque a prática deste jogo é relevante no que ao desenvolvimento intelectual diz respeito, a 11 de setembro de 2010, a Instituição revitalizou esta atividade para ensinar todos aqueles que queiram aprender a jogar Xadrez, com especial foco nos jovens, sendo, no entanto, um projeto para todos. A Secção de Xadrez tem especial relevância, acentuada também pela importância da Instituição na Comunidade local.

Atualmente, a Secção de Xadrez participa nos mais variados torneios tais como: Campeonato Nacional de Rápidas, Torneio de Xadrez da Maia, Jogos Desportivos na Maia, entre outros. É de notar também a consagração como Campeã da Taça da Associação do Porto de Xadrez 2013/ 2014.


Vantagens na prática deste desporto:

- Estimula o raciocínio lógico;

- Ativa a concentração;

- Desenvolve a tomada de decisões;

- Estimula a memória;

- Trabalha a paciência;

- Aumenta a capacidade de planeamento;

- Aumenta a autoconfiança;

- Proporciona o respeito pelo adversário;

- Exige responsabilidade;

- Instiga a imaginação e a versatilidade.


Horário das aulas

Sextas: 18h - 19h

Sábados: 10h - 11h


Contactos: Duarte Duarte | 966 000 194 | xadrez@acrianca.pt

Atividades Curriculares

Língua Inglesa

“Está provado que as crianças que começam uma Língua Estrangeira, em particular o Inglês, mais cedo têm uma visão cultural mais abrangente do que as crianças monolingues e que a aprendizagem dessa mesma língua contribui significativamente para o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas. As crianças desta faixa etária apresentam um elevado grau de motivação e uma grande vontade de comunicar, fruto da sua curiosidade natural mas também do seu desejo de aprender.”


Objetivos

“Um dos objetivos fundamentais é fazer com que a criança esteja à vontade, que crie gosto pela língua inglesa, desenvolvendo paralelamente uma educação para a comunicação. Assim sendo, o ensino do Inglês no Pré-escolar assenta numa tónica exclusivamente oral, de forma a despertar os sentidos de compreensão e expressão dos educandos.”


Os objetivos gerais são:

-desenvolver uma relação positiva com a aprendizagem da língua;

-promover a educação para a comunicação, motivando para valores como o respeito pelo outro, a ajuda mútua, a solidariedade e a cidadania;

-proporcionar experiências de aprendizagem significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras;

-sensibilizar para a diversidade linguística e cultural;

-promover o desenvolvimento da consciência da identidade linguística e cultural através do confronto com uma língua estrangeira e a(s) cultura(s) por ela veiculada(s).


A Língua Inglesa está a cargo da Professora Lusia Martins. Nesta atividade é adotado um manual, que será posteriormente dado a conhecer aos pais. O pagamento do manual é efetuado nos Serviços Administrativos, junto com um recibo de mensalidade. Esta atividade é curricular e está disponível para crianças a partir dos 3 anos de idade. No CATL está disponível para o 3º e 4º ano. As aulas decorrem na Instituição.