CENTRO DE DIA
O Amanhã da Criança possui a resposta social de Centro de Dia, com capacidade para receber, no total, 50 utentes. O idoso é, como qualquer outro, um indivíduo que atravessa um processo contínuo de desenvolvimento e de profundas transformações biológicas, psicológicas e sociais, que se inicia na génese e o acompanha até ao fim dos seus dias. Não é, portanto, nem uma criança nem um deficiente, apesar de possíveis processos evolutivos de alguma demência. Assim, a sua vasta e longa experiência de vida é sempre um fator de privilégio que temos em consideração, e por isso, a participação dos utentes na definição das regras que orientam o funcionamento do Centro de Dia, assim como a sua dinâmica diária, são um facto. Pretendemos, no fundo, que o Centro de Dia seja um espaço dos, para e com os utentes.
Horário:
De segunda a sexta, entre as 08h30 e as 18h00.
Encerra nos feriados, Dia de Carnaval e Dia de S. João.
O Amanhã da Criança funciona durante os 12 meses.
É condição de admissão:
- Ser sócio da Associação de Solidariedade Social O Amanhã da Criança;
- Não sofrer de qualquer doença contagiosa que ponha em risco a saúde dos demais utentes;
- Usufruir de um grau de autonomia mínimo que lhe permita ir à casa de banho e alimentar-se, sem ajuda.
O processo de candidatura tem, obrigatoriamente, que ser acompanhado dos seguintes documentos:
- Cartão de cidadão (BI, NIF, NISS)
- Comprovativo de rendimentos e/ou pensões;
- Comprovativos de despesas fixas (Renda de casa, encargos fixos com transportes públicos e despesas de farmácia);
- Dossiê clínico do médico de família, com informação pormenorizada sobre o estado de saúde e onde conste a descrição da terapêutica prescrita (medicação regular e respetiva posologia).
Na prossecução dos seus objetivos e conforme as necessidades e as expectativas de cada um, o Centro de Dia disponibiliza aos seus utentes os seguintes serviços:
- Alimentação;
- Possibilidade de convívio e ocupação diários (Passeios, atividades ocupacionais, espetáculos, ginástica, intercâmbio interinstitucional, entre outros), existindo para tal um Plano de Atividades;
- Prestação de alguns cuidados de saúde, nomeadamente a colaboração com os serviços de saúde;
- Apoio Psicossocial;
- Férias organizadas;
- Cuidados de higiene pessoal;
- Tratamento de roupas;
- Higiene do domicílio;
- Transportes;
- Serviços aos fins de semana e feriados;
- Outros serviços: Pequenas compras como medicação e artigos para casa, pequenas reparações no domicílio, executadas pelos serviços de manutenção da Associação.
Com os utentes do Centro de Dia trabalham, diretamente, os seguintes funcionários:
- Técnico Superior de Serviço Social;
- Psicóloga;
- Enfermeiros;
- Animadora Sociocultural;
- Auxiliares de Ação Direta;
- Auxiliar de Serviços Gerais;
- Indiretamente, trabalham, ainda, as cozinheiras, que na cozinha da Associação confecionam as refeições e um motorista que conduz o autocarro em saídas e passeios com os idosos.
O cálculo da mensalidade é efetuado através da seguinte fórmula:
RC = (RAF/12–D) / N
Em que (RC) representa o rendimento per capita, (RAF) o rendimento (anual ou anualizado) do agregado familiar, (D) as despesas mensais fixas (valor da renda de casa/empréstimo e/ou despesas com medicação de doença crónica devidamente comprovada) e (N) o número de elementos do agregado familiar.
O valor da mensalidade é estabelecido entre um mínimo de 45% e um máximo de 60% do rendimento per capita, em função do número de serviços prestados ao utente.
A simulação da mensalidade só é efetuada depois da admissão na instituição ser aceite.
Depois de admitido/a, se pretender uma simulação, deve entregar, na secretaria, os seguintes documentos:
- Comprovativo do rendimento/ pensão do ano em curso;
- Amortização ou renda da casa;
- Despesas de farmácia.
- Minorar a situação de dependência e isolamento que o processo de envelhecimento acarreta;
- Prestar serviços que satisfaçam as necessidades básicas dos utentes;
- Prestar apoio psicossocial;
- Fomentar as relações interpessoais entre os idosos e destes com outros grupos etários.
Os idosos padecem e convivem com variados e, por vezes, complexos problemas de saúde que, não raras vezes, geram níveis elevados de ansiedade, fadiga, depressão e, sobretudo, grandes dificuldades na habilidade psicológica para aceitar o avançar da idade e as suas consequências. São, muitas das vezes, pessoas que perderam a habilidade de adquirir ou reter informação recente, de formar novos conceitos, de pensar com flexibilidade, refletindo-se este facto na perda de capacidade funcional geral. Enfim, deparam-se com mudanças drásticas e limitativas na sua vida. Está aberto o caminho à passividade, à dependência e mesmo à depressão, tendo como consequência vivências caracterizadas por alterações no apetite e no sono, falta de motivação, sensação de “ser inútil”, baixos níveis de autoestima e estados de ira e ressentimento.
No sentido de contrariar este quadro, tentando devolver ao idoso um dia-a-dia com qualidade e sentido, a metodologia de trabalho passa sobretudo por:
- Projetar e realizar com os utentes atividades com metas possíveis de alcançar, que lhes permitam reconhecer, compreender e aceitar mudanças que o processo de envelhecimento acarreta nas suas atividades diárias;
- Acompanhamento pessoal no sentido do idoso compreender que não está só e que, apesar de todas as vicissitudes e limitações, a sua vida pode ser saudavelmente ocupada de outra forma que não a da inação e dos pensamentos negativos, autodepreciativos e, por vezes, mesmo autodestrutivos;
- Discutir e clarificar alguns tabus, muitas vezes falsos, que existem em torno do processo de envelhecimento;
- Acompanhamento pessoal no sentido de encontrar soluções para situações particulares, nomeadamente através do estabelecimento de contactos e disponibilização de informação facilitadora de acesso a outros serviços da comunidade.
- Serviços Administrativos: 229 783 190 (Chamada para a rede fixa nacional)
- Centro de Dia: 229 783 908 (Chamada para a rede fixa nacional)
- Assistente Social: 220 997 963 (Chamada para a rede fixa nacional)