Jardim de Infância
Particularidades
  • Idade: 3 - 5 anos
  • Crianças por sala: 23
  • Horário: 07h30 - 19h30
  • Transporte: Disponível
  • Almoço: Incluído
  • Lanche: Incluído
  • Equipa: (1) Educadora | (1) Auxiliar
  • Inglês: Incluído

O Amanhã da Criança possui a valência de Jardim de Infância, com capacidade para receber, no total, 115 crianças.

O Jardim de Infância dispõe de 5 salas (23 crianças/sala) e recebe crianças dos 3 aos 5 anos de idade.


Horário:

De segunda a sexta, entre as 07h30 e as 19h30.

Encerra nos feriados, Dia de Carnaval e Dia de S. João.

O Amanhã da Criança funciona durante os 12 meses, com obrigatoriedade das crianças se ausentarem por um período de 22 dias, a escolher pelos pais.


Atividades extracurriculares:

3 anos: Ballet, Dança Criativa, Expressão Musical, Ginástica, Teatro, Zumba Kids Júnior e Karaté.

4 anos: Ballet, Dança Criativa, Expressão Musical, Ginástica, Teatro, Zumba Kids Júnior, Karaté e Natação.

5 anos: Ballet, Dança Criativa, Expressão Musical, Ginástica, Teatro, Zumba Kids Júnior, Karaté e Natação.

Inclui:

- Alimentação (exceto produtos não incluídos na lista de produtos alimentares específicos, fornecidos pela Instituição);

- Acompanhamento técnico e pedagógico da criança das 09h às 17h;

- Língua Inglesa;

- Seguro;

- Transporte para atividades extracurriculares realizadas no exterior e visitas de estudo, desde que seja com o nosso autocarro, se houver disponibilidade.


Não inclui:

- Produtos de higiene pessoal da criança;

- Uniformes;

- Serviços técnicos de apoio especializado;

- Atividades Extracurriculares.

- Transporte ao domicílio.


Mensalidade:

O cálculo da mensalidade é efetuado através da seguinte fórmula:

RC = (RAF/12–D) / N


Em que (RC) representa o rendimento per capita, (RAF) o rendimento (anual ou anualizado) do agregado familiar, (D) as despesas mensais fixas (valor da renda de casa/empréstimo e/ou despesas com medicação de doença crónica devidamente comprovada) e (N) o número de elementos do agregado familiar.


Se quiser uma simulação, entregue, por favor, na secretaria, os seguintes documentos:

- Folha do vencimento atual (3 últimos recibos)

- Amortização ou renda da casa

- IRS mais atual


Pode também enviar um e-mail para eliana@acrianca.pt com todos os documentos e pedir que seja efetuada a simulação da mensalidade.

No ano de 1997 foi publicada a Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar (nº 4/97 de 10/2/1997), que é então reconhecida como “a 1ª etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário” (Artº2). É no Jardim de Infância que a criança inicia a sua formação como cidadão, aprende as regras de autoafirmação e de respeito pelo outro, o direito de falar e de ouvir, de esperar a sua vez e de colaborar, de encontrar satisfação no que se faz assim como o sentido de responsabilidade e de solidariedade.


Neste sentido, os principais objetivos desta valência são:

1 - Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;

2 - Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;

3 - Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;

4 - Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;

5 - Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;

6 - Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

7 - Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;

8 - Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidade e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;

9 - Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.


De acordo com as necessidades/expectativas de cada utente/família, é elaborado um plano de cuidados individualizado, que compreende os seguintes serviços:

- Atividades orientadas de acordo com o PDI;

- Cuidados de higiene e conforto pessoal;

- Alimentação;

- Atividades extracurriculares;

- Apoio psicossocial;

- Serviço de pediatria, psicologia e enfermagem.

Tendo como ponto de apoio, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), as quais constituem um quadro de referência com um conjunto de princípios gerais, cada educador estabelece os objetivos que pretende trabalhar, de acordo com o modelo curricular. O papel do educador é o de orientador desse processo de aprendizagem, gerindo todo o grupo de crianças.


Deste modo, o currículo a desenvolver abarcará quatro fundamentos enunciados nas OCEPE:

- O desenvolvimento e aprendizagem como vertentes indissociáveis;

- O reconhecimento da criança como sujeito do processo educativo;

- A construção articulada do saber;

- A exigência de dar resposta a todas as crianças.


Assente nestes pressupostos, as OCEPE distinguem três áreas de conteúdo como forma de pensar e organizar o planeamento, a intervenção e a avaliação da aprendizagem da criança. Apresenta-se uma breve abordagem de cada área:


Área de Formação Pessoal e Social - Nesta área de conteúdo é privilegiada a capacidade de reflexão, o espírito crítico e a interiorização de valores espirituais, estéticos, morais e cívicos, nos contextos sociais, através das relações e interações significativas com o outro, numa perspetiva de educação para a cidadania.


Área da Expressão e Comunicação - Compreende três domínios: domínio de expressões - motora, dramática, plástica e musical - são meios de comunicação que apelam para a sensibilização estética; domínio da linguagem oral e abordagem à escrita, a qual se baseia na aprendizagem através da exploração lúdica da linguagem verbal e não-verbal, através de rimas, trava-línguas, lengalengas, observação de gravuras, expressão de sentimentos, entre outros, proporcionando também contacto com as diferentes funções do código escrito; por último, o domínio da matemática, permitindo à criança que, através da vivência e experimentação de situações, coloque questões que lhe permitam desenvolver o raciocínio lógico-matemático e noções matemáticas como: classificar, seriar, ordenar, medir, pesar, etc.


Área de Conhecimento do Mundo - Permite à criança explorar as oportunidades e restrições dos objetos, do seu corpo, do espaço, contribuindo para um melhor conhecimento do mundo.


Metodologia de Projeto

Baseados nos referenciais curriculares supracitados, são desenvolvidos projetos de sala, nos quais a criança é o investigador para a resolução dos seus problemas, desenvolvendo assim a sua inteligência e as competências.


Assim, a metodologia do projeto implica a criança como um ser ativo no processo de aprendizagem, integrando a criança no contexto escolar, na comunidade e na família, permitindo ainda que, ao longo do ano, sejam vividos diversos projetos de acordo com os interesses e motivações de cada grupo de crianças.

A avaliação caracteriza-se como um processo contínuo, permitindo, deste modo, ao educador, através de um processo de observação, de registo e outras formas de documentação, que permitem refletir e tomar decisões sobre as práticas, melhorar a qualidade dos contextos educativos e, acima de tudo, compreender o processo de desenvolvimento da criança.

Assim, avaliar as aprendizagens das crianças, através da utilização da documentação pedagógica permite, ainda, estabelecer uma comunicação com os pais, envolvendo-os no processo educativo dos filhos.

Neste sentido, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), documento formal, permite ao educador organizar, operacionalizar e integrar todas as respostas às necessidades e expetativas da criança e da sua família.

O Plano Individual é avaliado e revisto, sempre que necessário e no mínimo, duas vezes por cada período a que se reporta, através do envolvimento de todos os interlocutores internos ou externos (educadores de infância, ajudantes de ação educativa, família, outros colaboradores) tendo em consideração a faixa etária e o respetivo ritmo individual do desenvolvimento da criança.

- Serviços Administrativos: 229 783 190

- Receção: 220 998 342

- Coordenadora Pedagógica: 220 996 688